O que é Naturologia?

Definição de Naturologia

Naturologia é um conhecimento da área da saúde embasado no diálogo entre as ciências humanas, sociais, biológicas e práticas advindas de sistemas terapêuticos vitalistas. O Naturólogo é um profissional com visão ampliada e multidimensional do processo vida-saúde-doença, considerando aspectos físicos, emocionais, mentais, ambientais, culturais, espirituais, sociais. A relação terapêutica em Naturologia é denominada interagência, postura integrativa e transversal entre naturólogo e o individuo atendido. A proposta de intervenção é desenvolver e ampliar a autorreflexão, o autoconhecimento e o auto cuidado. Para tanto, utiliza-se uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da corresponsabilidade do indivíduo frente à sua saúde, qualidade de vida e bem-estar. Este profissional trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito. Pode-se definir Naturologia como conhecimento da área da saúde embasado na pluralidade de sistemas terapêuticos complexos vitalistas, que parte de uma visão multidimensional do processo de vida-saúde-doença e utiliza da relação de interagência e de práticas integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde.

Campo de atuação do Naturólogo

O naturólogo atua no âmbito privado e público, com atendimentos individuais na saúde do adulto, da criança, do idoso e da gestante associado, ou não, a equipes multidisciplinares. Trabalha, também, em consultoria na área da saúde, projetos de promoção e educação em saúde, em pesquisa científica e com gestão de equipes/serviços de saúde relacionados à PIC.
Os locais de atuação deste profissional são diversificados: SPAs, estâncias hidrominerais, ONGs, clínicas de estética, clínicas multiprofissionais no âmbito privado e Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e hospitais no cuidado paliativo e no pré e pós-operatório na área pública.
Na Saúde coletiva, este profissional também trabalha com atividades de educação em saúde e vivências relacionadas às PIC visando à promoção da saúde e a integração social.

Surgimento da Naturologia no Brasil

Em meados de 1990, aumenta a preocupação em fundamentar e aprimorar o uso e o estudo dos tratamentos tradicionais, complementares e integrativos que, até o momento, englobavam um grupo disperso, em resposta à crescente procura por tais práticas.
A partir da exigência do mercado e demandas públicas originadas na constituição do SUS, surge o Bacharelado em Naturologia no Brasil, constituindo uma formação de nível superior para atuar com as PIC.

  • 1994 – Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Doutor Bezerra de Menezes – Curitiba cria o curso técnico em Naturologia.

  • 1998 – UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina – Florianópolis; cria o primeiro curso superior (Bacharelado) de Naturologia do país.

  • 2002 – Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo; cria o segundo curso de Naturologia.


 

Fonte: http://www.naturologia.org.br/naturologia-saiba-mais/

CONTATO: redenatusus@gmail.com

©2019 by Rede NatuSUS. Criado por Belchior Torres

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Youtube Preto